Título: A Reciclagem de Jimmy
Autor: Andy Tilley
Editora: Bizâncio
Sinopse:
Depois de uma frustrada (e hilariante) tentativa de suicídio, depois da estada no hospital para recuperação, a vida de Jimmy toma um rumo inesperado. Com o seu novo amigo, o divertido Kevin, decide montar um negócio para apoio aos que desejam suicidar-se mas que, como ele, não conseguem ter êxito à primeira. Depois de várias peripécias infrutíferas, Jimmy decide colocar o seu conhecimento sobre o sofrimento humano ao serviço das almas desesperadas, ajudando, em lugar de explorar, os que querem acabar com as suas vidas. Uma perspectiva delirante dos aspectos mais sombrios da alma humana, com um notável humor, constituindo um imenso tributo à vida.
Opinião:
Terminada a sequência inicial, onde Jimmy demonstra que consegue falhar até quando pretende acabar com a sua existência como falhado, apercebemo-nos do tom levemente sarcástico como a história será contada e do humor negro que vai colorir os acontecimentos.
Ora, começando então pela história... Original como se pode ler pela sinopse, mas preparem-se para serem ainda mais surpreendidos com as voltas que os pequenos acontecimentos sofrem. Poderia, facilmente, ser transformado em filme que seria descrito assim: "Do mais britânico humor negro, num ritmo de peripécias alucinantes, com tempo ainda para uma lição sobre a vida!". Quanto ao humor, pode ser um pouco agressivo por vezes, mas resplandece no degladiar de partidas entre Jimmy e Kevin!
Sobra ainda espaço para algumas reflexões mais profundas, pois também os protagonistas se apercebem dos problemas sérios que enfrentam aqueles que se tentam suicidar. As afirmações desapropriadas de Kevin ajudam sempre a aligeirar o ambiente.
Adoraria vê-lo no grande ecrã e, se bem adaptado, poderia ser um dos (raros) filmes que não ficam a dever nada ao livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário