sábado, 29 de maio de 2010

Inishmore

Título: Inishmore
Autora: Carla Ribeiro
Editora: Chiado Editora

Sinopse:
Inishmore é um lugar particularmente avesso a mudança e a transbordar de orgulho e misticismo gaélico. É também uma de três ilhotas ao largo da baía de Galway, de onde a família Lynch era originária e para onde foram viver Michael, Conceição e o pequeno Maírtín depois de regressados de Paris e perdoados pelo patriarca.

Opinião:
Pensando eu que este livro era da autoria da mesma Carla Ribeiro de quem já tinha lido "Pela Sombra Morrerão" (o que não é verdade) e com um sinopse tão apelativa, foi com naturalidade que este "Inishmore" passou à frente de muitos livros na minha lista de leitura.
O prólogo é aliciante, escrito de forma ousada, num registo ácido e irónico que nos suga para a história e sobe as expectativas. O início da história mantém os padrões mas, à medida que o enredo se vai desenrolando, a autora mostra dificuldades em conseguir manter um fio condutor claro em harmonia com o mesmo registo irónico e incomodativo que se faz valer de frases excessivamente longas. Por várias vezes me senti perdida, voltando atrás no texto para me localizar em termos de tempo e eventos.
A história foi muito bem imaginada, mas ficou um amargo de boca finda a sua leitura, uma vez que esta não foi transmitida de melhor forma. Apesar de reconhecer que adorei a ironia e a agressividade misturada no relato, acho que o conjunto final teria beneficiado de frases mais curtas, uma pontuação mais cuidada e uma melhor gestão do espaçamento do texto. 

Uma experiência diferente que recomendo com algumas reservas.

2 comentários:

  1. Olá!

    É uma confusão normal, mas que me sinto na obrigação de esclarecer: a Carla Ribeiro autora deste livro não é a mesma do Pela Sombra Morrerão (que sou eu). Somos simplesmente duas autoras com um nome relativamente comum.

    Abraços e bom domingo,
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Olá Silent Raven,

    Esclarecimento mais do que necessário, uma vez que com lançamentos tão próximos e, à falta de biografias dos autoras numa das editoras, se torna difícil perceber quando o mesmo nome não se refere à mesma pessoa.
    Está assim explicada a diferença no registo escrito, nomeadamente no que a pontuação diz respeito!

    Pedimos desde já desculpa pelo engano, prometendo alterar o texto de forma a desfazer qualquer dúvida.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar