Título: O Homem de Pequim
Autor: Henning Mankell
Editora: Editorial Presença
Sinopse:
Em Janeiro de 2006, uma pequena aldeia no Norte da Suécia assiste a um massacre sem precedentes. Dezanove pessoas brutalmente assassinadas é o balanço final. A polícia inclina-se a pensar que só uma pessoa com perturbações mentais poderá ter levado a cabo tamanho acto de violência, mas Birgitta Roslin tem outra opinião. Ao ler a notícia no jornal e se aperceber que tinha relações de parentesco com duas das vítimas, Birgitta decide investigar por conta própria - e tudo indica que também ela se poderá em breve tornar um alvo… Publicado em cerca de 20 países, O Homem de Pequim é mais um thriller magistral de um dos dez autores que mais venderam na Europa em 2009.
Opinião:
O autor prima pela originalidade logo nos primeiros momentos do livro, ao optar por um original, brutal e hediondo assassínio em massa de (quase) toda uma aldeia situada nos confins da Suécia. A nossa atenção dispara de imediato e vamos procurando hipóteses para ajudar os despistados agentes da polícia a resolver o crime. No entanto, em breve percebemos que a solução se encontra bem longe no espaço e, principalmente, no tempo...
Teremos oportunidade de acompanhar a viagem do povo chinês até ao continente americano no final do século XIX, aproximarmo-nos dos recentes desenvolvimento de uma das maiores potências mundiais, dar um saltinho à África e abrir a boca de espanto quando compreendemos o efeito dominó das acções através dos tempos.
Trata-se de um thriller/policial com momentos de grande intensidade, alternando com um pouco de romance histórico, com um enredo mais denso do que poderíamos julgar à primeira vista e que nos enche as medidas quando o final se aproxima.
Para os amantes do género, poderá tratar-se de um dos candidatos à lista dos melhores que alguma vez leram!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPedia-vos o favor de postarem esta análise no nosso fórum sff ;
ResponderEliminar-> www.diogonunes.com/forum
Está feito, DiAleX!
ResponderEliminarBoas leituras e boa sorte para este novo projecto!