domingo, 28 de março de 2010

Volta ao Mundo em 80 Negócios

Titulo: Volta o Mundo em 80 Negócios
Autor: Connor Woodman
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Era uma vez… um economista que decidiu pôr à prova as suas capacidades de negociação, charme e olho para o negócio perante as mais antigas culturas de comércio do mundo.

Vendeu a sua casa para financiar a viagem, mas se o seu palpite estiver correcto — e conseguir trocar camelos sudaneses por café zambiano, o café por vinho sul-africano e depois pegar nos lucros e ir à China comprar jade —, ele acredita que regressará com muito dinheiro, alguns amigos novos e muitas peripécias para contar.
Quer seja a negociar madeira ou chá, pranchas de surf ou marisco, Conor vai estar frente-a-frente com os melhores negociantes dos mercados mais competitivos do mundo. Será a sua experiência como analista de mercado uma mais valia nos desertos áridos do Sudão? E será que o mundo financeiro londrino o deixou minimamente preparado para lidar com os comerciantes de cavalos das planícies da Ásia central, cuja base da alimentação é a vodca?
A Volta ao Mundo em 80 Negócios é uma viagem surpreendente pela história humana e pela origem do dinheiro que hoje temos nos bolsos, que nos lembra que ganhar a vida é exactamente isso — é a vida!

Opinião:
De forma inédita, decidi arriscar num livro sobre economia! Vá, pela sinopse já se adivinhava que não se trata de nada maçudo e que até será provavelmente bastante divertido contornar o globo comprando e vendendo de tudo um pouco!
A aventura a que o autor se propôs, já por si, é interessante e curiosa, pois não será qualquer um que vende a casa e decide investir esse dinheiro em camelos, chá ou grãos de café! A forma como ele conta a sua história faz-lhe justiça. 
Uma escrita leve, desenvolvendo um ou outro conceito sobre economia, mas sempre coloquialmente. Um fantástico sentido de humor que eu julgaria inexistente num economista (talvez pelos exemplos que surgem nas nossas televisões)!
O autor depara-se com alguns problemas e vários falhanços que assume e que aproveita para corrigir nos negócios futuros. Dei por mim a torcer para que conseguisse cumprir o seu objectivo mas cheguei a perder fé! Há mercados impossíveis de vencer por quem surge de fora e com poucos dias para se integrar.

No fundo, foi uma leitura agradavelmente instrutiva, divertiu-me em todas as páginas! Aventurem-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário