sexta-feira, 19 de março de 2010

A Opinião do Vencedor: "O Génio e a Deusa"

Título: O Génio e a Deusa
Autor: Jeffrey Meyers
Editora: Bizâncio 

Sinopse:
Aos 35 anos, Arthur Miller tinha escrito duas peças de grande êxito. Era casado e tinha dois filhos. Em Janeiro de 1951, foi a Hollywood onde enfrentaria duas crises morais: a implacável negociação de uma nova peça com a Columbia Pictures e a paixão por uma actriz e modelo ainda pouco conhecida - Marilyn Monroe. O Génio e a Deusa é o retrato de um casamento. O maior dramaturgo americano do século XX e a mais popular actriz americana complementaram-se, mas também se feriram mutuamente. Este livro explica porque casaram, porque se mantiveram juntos durante cinco anos e o que os destruiu. Marilyn, continuou, no entanto, a ser a trágica musa de Miller; e o seu carácter, ardente e atormentado, manteve-se omnipresente durante os quarenta anos que se seguiram.

Opinião da Vencedora:
   Este foi o primeiro livro biográfico que li, não é um género da minha preferência mas confesso que gostei. É um livro ideal para quem gosta de cinema porque tem imensas referências cinematográficas, fala de actores, realizadores e produtores dos tempos áureos de Hollywood e, acima de tudo, faz um retrato vivo do que eram a vida e os diferentes processos dessa esmagadora indústria.
    De início pensei que por o autor ser amigo de Arthur Miller a biografia seria tendenciosa e parcial. No entanto, todos os factos estão devidamente fundamentados e todas as fontes e bibliografia são apresentadas, embora a exposição de Marilyn seja mais completa – porque será?
    O Génio e a Deusa desmistifica por completo a imagem de Diva da sedutora Marilyn Monroe. Gostei da forma como o livro acaba por demonstrar como o público pode idolatrar e tornar um ser tão imperfeito num ícone.
   Apesar de já ter visto documentários sobre a actriz acho que este livro traz muita informação nova e aborda um lado muito psicológico tanto de Marilyn como de Miller. O autor, não se limita a narrar factos segundo uma cronologia mas faz, de forma subtil, a sua própria análise, e dá-nos elementos para nós próprios fazermos a nossa construção sobre o que foi e o que teria sido este casamento entre a Deusa e o Génio. 

   Como qualquer biografia esta só terá interesse para quem gostar das personalidades. Pessoalmente gosto da imagem icónica de Marilyn embora não a reconheça como grande actriz (e agora ainda menos) e, tendo interesse pela indústria do cinema, Miller era um nome conhecido ao qual agora posso dar forma. 
por Hagna Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário