domingo, 7 de março de 2010

O Jardim dos Segredos

Título: O Jardim dos Segredos
Autora: Kate Morton
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Uma criança perdida: em 1913 uma criança é encontrada só, num barco que se dirigia à Austrália. Uma mulher misteriosa prometera tomar conta dela, mas desapareceu sem deixar rasto.

Um terrível segredo: no seu 21.º aniversário, Nell Andrews descobre algo que mudará a sua vida para sempre. Décadas depois, embarca em busca da verdade, numa demanda que a conduz até à costa da Cornualha e à bela e misteriosa Mansão Blackhurst.

Uma herança misteriosa: aquando do falecimento de Nell, a neta, Cassandra, depara-se com uma herança surpreendente. A Casa da Falésia e o seu jardim abandonado são famosos nas redondezas pelos segredos que ocultam - segredos sobre a família Mountrachet e a sua governanta, Eliza Makepeace, uma escritora de obscuros contos de fadas. É aqui que Cassandra irá por fim desvelar a verdade sobre a família e resolver o mistério de uma pequena criança perdida. 

Opinião:
   Poucas vezes um livro me surpreendeu tanto ao longo da sua leitura. Kate Morton é uma contadora de histórias sem par! Escreve de forma simples, fluída, num ritmo tranquilo, permitindo ao leitor ir interiorizando as informações que nos vai dando, as pistas que vai deixando 'escapar' e, ao mesmo tempo, permite ao leitor fantasiar, criar as suas próprias teorias. É quando temos uma nova teoria que explica todo o mistério que ela nos presenteia com novos dados que, sem meias medidas, atiram as teorias que criámos por terra, e inicia-se um novo ciclo. Durante a leitura deste livro senti-me encantada, como que magicamente ligada a uma história que não consegui deslindar a não ser nas últimas páginas. A intriga de factos que não fazem sentido, a sensação quente de tentar preencher os dados que não nos são facultados, a doce desilusão quando percebemos que os factos eram outros e a adrenalina que nos compele a continuar, a querer saber tudo, perceber tudo, caminhando lado a lado com as três mulheres que constroem esta história. Um turbilhão de emoções transmitidas quase sem querer. Tudo isto consegue a autora jogando de forma brilhante com três épocas diferentes, três gerações diferentes, contando a história através de saltos no tempo que nos mostram a acção sempre na primeira pessoa.

   Já devem ter percebido o quanto gostei deste livro. Assim, talvez fiquem surpreendidos por  achar que este não me parece ser um livro que vá agradar a qualquer um. Não é um policial, não é um thriller, é um romance com refrescantes pinceladas de mistério. Não se lê de uma enfiada, não é viciante (a não ser nos capítulos finais), é um companheiro que nos segreda a trama na qual vamos pensando enquanto lemos. De qualquer forma, em caso de dúvida, não hesitem e leiam! Com certeza irão adorar!

5 comentários:

  1. Muito interessante, o vosso blog. Parabéns!
    Semelhante ao nosso "Palavras Impressas", mas com mais leituras.
    Gostei.

    ResponderEliminar
  2. Estou louca para o ler!!!
    Mas primeiro vou ler os que estão cá em casa senão ainda me pedem o livro de reclamações por estarem tanto tempo na estante,

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá Gonio

    Obrigado pelo elogio! Também não conhecíamos o "Palavras Impressas" e, pelo blogue, temos que dar os nossos sinceros parabéns! Manter um espaço activo com tanto tempo de existência é qualquer coisa!

    Olá Jojo,

    Pois é, a pilha de um leitor acumula, tanta a fome que temos! Mas a nossa vida não é só leitura e ler não alimenta ninguém... Pelo que temos que ir lendo... Rapidamente chegará a oportunidade de ler este belíssimo livro! Um livro que tens mesmo que ler!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Parece-me algo completamente diferente!
    Acho que vou experimentar :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuel,

    Provavelmente, não se irá arrepender! Depois deixe por cá o seu parecer!

    Boas leituras.

    ResponderEliminar