terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Não Também Ajuda a Crescer

Título: O Não Também Ajuda a Crescer
Autora: María Jesús Álava Reyes
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse:
Não há regras universais, nem receitas mágicas mas existem princípios básicos que nos podem ajudar na difícil, complexa e maravilhosa tarefa que é educar. É fundamental criar normas básicas que ajudem o nosso filho ou educando a conseguir a estabilidade, tranquilidade e segurança necessárias para o desenvolvimento correcto enquanto pessoa. Para a psicóloga María Jesús Álava Reyes, autora best-seller em Portugal, o não dito com segurança e convicção também ajuda a crescer. Esta psicóloga com mais de 20 anos de experiência no trabalho directo com crianças, garante-nos que não temos de ser amigos dos nossos filhos, que não devemos comprá-los com presentes, ou protegê-los em excesso, fechar os olhos ou negar evidências. É fundamental assumirmos o nosso papel de educadores e estarmos à altura do desafio. Neste livro encontra casos reais de famílias e crianças com problemas, sugestões de actuação e as regras de ouro que ajudam a melhorar a relação entre crianças e pais, como por exemplo, a ideia de que é fundamental sermos mais perseverantes que elas, que os discursos longos de pouco ou nada servem porque as crianças não reagem perante as nossas palavras, mas perante os nossos actos, que é fundamental pai, mãe e restante família estarem unidos nos critérios de educação e agirem com segurança.

Opinião:
Como criar uma criança deve ser uma daquelas dúvidas universais que assalta todas as pessoas que decidem embarcar nessa aventura épica! Apesar de não colocar a questão em termos práticos (uma vez que não tenho filhos), lido com crianças frequentemente, pelo que acabo por me questionar como é que os pais conseguem! 
Foi então, na sequência desta curiosidade, que decidi ler este livro! Lê-lo nesta fase da vida terá, com certeza, um impacto diferente do esperado para quem já é pai. No que me diz respeito, este livro é muito engraçado! A autora expõe situações difíceis, questões frequentes, e explica como se pode lidar com a situação de uma maneira que até parece fácil! Apresenta soluções de execução simples, prevendo resultados a curto prazo, considerando a facilidade com que as crianças se adaptam e aprendem. No entanto, ao terminar o livro, não pude deixar de pensar que as coisas talvez não seja assim tão lineares... Dizer que não ao próprio filho não deve ser simples... Ignorá-lo enquanto faz birra e esperneia, na esperança de que assim aprenda que não vai conseguir o que quer, não será fácil... Será? 

Apesar das questões que me ficam no final, parece-me que este livro pode ser uma verdadeira ajuda para pais mais ou menos atrapalhados, sendo com certeza esclarecedor para todos em muitos aspectos!

Sem comentários:

Enviar um comentário