domingo, 14 de fevereiro de 2010

Memória das Minhas Putas Tristes

Título: Memória das Minhas Putas Tristes
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
"Memória das Minhas Putas Tristes" conta a história de um velho jornalista de noventa anos que deseja festejar a sua longa existência de prostitutas, livros e crónicas com uma noite de amor com uma jovem virgem. Inspirado no romance "A Casa das Belas Adormecidas" do Nobel japonês Yasunari Kawabata, o consagrado escritor colombiano submerge-nos, num texto pleno de metáforas, nos amores e desamores de um solitário e sonhador ancião que nunca se deitou com uma mulher sem lhe pagar e nunca imaginou que encontraria assim o verdadeiro amor. Rosa Cabarcas, a dona de um prostíbulo, conduzi-lo-á à adolescente com quem aprenderá que para o amor não há tempo nem idade e que um velho pode morrer de amor em vez de velhice. A escrita incomparável de Gabriel García Márquez num romance que é ao mesmo tempo uma reflexão sobre a velhice e a celebração das alegrias da paixão.

Opinião:
Nada como um Nobel para nos chamar a atenção para um autor, mas no que diz respeito a  Gabriel García Márquez, nem o Nobel lhe valeu! Salvo seja... Quero eu dizer que, depois de uma tentativa honesta, mas frustrada, de ler o seu gigante "Viver Para Contá-la", vontade de voltar a ler este autor era coisa que não tinha... Até ao dia em que, numa das pequenas feiras do livro com que nos cruzamos quando menos esperamos, este "Memória da Minhas Putas Tristes" num apetecível formato de bolso me sorri e eis que não consegui resistir!
Comecei a lê-lo logo! E devo confessar que só não o terminei em algumas horas porque o tempo me tem sido sugado pelo trabalho. A escrita fluída e colorida, que me arrancou muitos sorrisos à conta das várias expressões menos 'politicamente correctas', dá cor à história de amor mais inverosímil que jamais li. Primeiro a descrença na tola ideia de um par formado por um homem com 90 anos anos e uma adolescente de 14, depois a simpatia pela situação e, finalmente, a alegria pela crença do amor em qualquer idade... Este senhor não nos poupa a nada, não nos deixa escapar a nenhum detalhe desta curta história que nos toca mesmo contra a nossa vontade. E é disto que os génios são feitos!

Uma história de amor, que ensina a olhar para a beleza do sentimento sem o pudor das convenções sociais. Deliciosa e em formato transportável! Como poderia não a recomendar?
Resta saber quando voltará a coragem para pegar no "Viver Para Contá-la"... A ver vamos!

2 comentários:

  1. Olá!
    Este livro foi a minha estreia em Gabriel Garcia Marquez. Li-o numa noite.
    Gostei da estória de amor despudorada quase impossível mas apreciei ainda mais a escrita. Líndissima!

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  2. Olá Jojo:

    Não o consegui ler de enfiada, mas fiquei presa desde o inicio! E tens razão, a escrita do autor é, sem dúvida, uma das melhores coisas neste livro.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar