Autora: Cristina Carvalho
Editora: Sextante Editora
Sinopse:
Como num piano solitário em que o artista desenha os quadros musicais de melodias e harmonias com timbres, ritmos e tempos diversos, assim foi desenhado este romance polícromo, tecido de amores e paixões que conta a vida de Fryderyk Chopin, desde o seu nascimento a 1 de Março de 1810, na Polónia, até à sua morte, a 17 de Outubro de 1849, em Paris. Uma história feita de subtilezas, paixões intensas, escuras intrigas, vivenças e amizades sinceras, presenças e saudades.
Opinião:
Houve, na minha vida, uma altura em que a música clássica povoava todas as horas que por casa passava. Talvez pelas mudanças de casa, talvez pelas mudanças na vida, esse facto já há muito não se verifica.
Quando peguei neste pequeno livro com alguma vontade de o ler, não poderia adivinhar as saudades adormecidas que dessas melodias tenho, as saudades que despertou... Que bom seria voltar a ouvi-las! Agora, onde terei eu guardado aqueles CD's...
Mas vamos ao que interessa: este não é um livro pequeno, pelo menos não no seu sentido figurado. Contar a vida de um dos maiores compositores e pianistas de todo o sempre seria uma tarefa hercúlea e, quiçá, esgotante, para autor e leitor. Este livro vai mais além, sem passar pela biografia. Nele encontramos a descrição de alguns momentos-chave na vida de Chopin, ricamente descritos de uma forma muito sentimental, quase sensorial. Este tipo de descrição permite que entremos na vida da personagem. Visitamos os mesmos salões, conhecemos as mesmas pessoas, sentimos a mesma tristeza, a mesma agonia, a mesma febre... Cristina Carvalho fez um trabalho impressionante no que a romancear factos diz respeito.
Olá! Não conhecia este livro. Mas tal como tu tive uma fase de musica clássica que agora só ouço de vez em quando. Mas ando sempre com um cd de Chopin no carro! Beijos
ResponderEliminarGosto muito de música clássica.Há dias em que gosto mais outros dias em que gosto menos. Depende da disposição e do humor. Mozart,Couperin e o próprio Chopin são alguns dos meus favoritos.
ResponderEliminarEste livro parece ser uma aposta para quem conhecer melhor Chopin. Coloquei-o na lista a ler.
Bjinhos*
Não conheço o livro, mas fiquei interessado, até porque foi escrito por uma portuguesa. Adoro música clássica, embora tenha fases para a ouvir... :) Quando oiço é na rádio - a Antena 2. E enquanto escrevo também o faço: os noturnos de Chopin são geniais.
ResponderEliminarBom fim de semana!
Também eu adoro música clássica. Chopin, então, um dos meus compositores preferidos. Fiquei com muita vontade de ler este livro!
ResponderEliminarOlá a todos:
ResponderEliminarSe a minha opinião conseguiu despertar a vossa curiosidade em relação a este livro, então é um livro que devem, definitivamente, ler! Chopin em todo o seu contexto... Foi muito agradável e enriquecedor conhecer!
Boas leituras!