Autor: George Pelecanos
Editora: Editorial Presença
Sinopse:
Numa tarde quente do Verão de 1972, em Washington, três adolescentes de raça branca, aborrecidos e bastante bêbedos, metem-se num carro roubado e vão à procura de sarilhos num bairro de negros que conhecem mal. Nesse bairro cruzam-se com três outros adolescentes, igualmente aborrecidos. Gritam insultos racistas, confiantes na protecção que lhes confere o carro. Infelizmente para todos, aquela rua não tem saída e o violento confronto é inevitável.
Opinião:
Não lia um thriller há já algum tempo e devo confessar que me senti surpreendida pelo prazer que ler este me deu. A história é contada em tom de relato, ricamente preenchido com detalhes como cores, marcas ou sabores do que as personagens vestem ou comem. Este tipo de descrição fez-me lembrar os policiais antigos, com a diferença de que este é contado pela voz de um narrador e não pela voz de um polícia ou um detective privado.
Achei a história deliciosa. Pela abordagem directa de algumas das feridas que os EUA mais tentam esconder; pelo relato despretensioso e sem juízos de valor que se desenrola por si só, sem confrontos forçados... E também, pela exploração da natureza humana de forma coloquial, apresentando-a ao autor como uma realidade nua e crua, deixando que sejamos nós a julgar os personagens.
Recomendado!
Sem comentários:
Enviar um comentário