domingo, 6 de dezembro de 2009

A Leitora Real

Título: A Leitora Real
Autor: Alan Bennet
Editora: ASA

Sinopse:
Se os seus cães lhe tivessem obedecido, a rainha não teria descoberto a biblioteca itinerante estacionada no Palácio de Buckingham. Se não tivesse entrado para se desculpar pelo tumulto causado, não teria conhecido Norman, o jovem ajudante de cozinha que se tornaria seu conselheiro literário. Mas, nesse dia, a rainha Isabel II fez o impensável: levou um livro. E, num gesto audacioso, leu-o. Seria assim, de forma acidental, que a sua vida – bem como a de todo um país – mudaria para sempre.

Opinião:
Eis um livro que surpreendeu. Uma temática diferente e, no entanto, tão familiar - a paixão pelos livros e as mudanças que esta opera nas nossas vidas. Com certeza todo o leitor insaciável sabe o que é sentir necessidade de ler, e sabe bem o que cada livro traz de novo à nossa vida. A cada livro, crescemos, com cada nova história, aprendemos... Ler é uma bênção! Esta história potencia o efeito que os livros têm na nossa vida, relatando esse mesmo efeito na vida de alguém tão importante como a Rainha de Inglaterra. As imensas possibilidades que novas histórias, novos mundos, podem operar na líder de uma nação tão importante! E, mais inesperado ainda, os efeitos que essa nova paixão provoca nos seus acessores. Diz o The Times que esta obra é "Um feroz tratado conta a estupidez", e eu não poderia concordar mais. A intolerância gerada em torno do novo hobbie da Rainha, o medo que o hábito de ler desencadeia é chocante!

Este é um livro obrigatório para todo o leitor apaixonado, sendo também um alerta para a insensibilidade e para a falta de cultura que impera entre aqueles que governam o destino de um país. Brilhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário