quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Os Generais

Título: Os Generais
Autor: Simon Scarrow
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Napoleão Bonaparte e Duque de Wellington. Dois gigantes da História e um mundo pequeno demais para os abarcar. Corre o ano de 1796 e tanto Arthur Wellesley (mais tarde conhecido por Duque de Wellington), como Bonaparte estão a deixar a sua marca como homens de reconhecido génio militar. Comandante do 33º Regimento de Infantaria, Wellesley é enviado para a Índia, onde as suas habilidades e coragem impressionam grandemente os seus superiores.
No papel de comandante do Exército de Itália, Napoleão Bonaparte trava batalhas com sucesso e alcança uma rápida evolução política. Em 1804 proclama-se Imperador de França e ambiciona conquistar toda a Europa. Chegou o tempo para o futuro Duque de Wellington enfrentar Napoleão num combate épico que abalará o mundo e ficará registado para sempre na História.

Opinião:
Simon Scarrow conquistou o público com a sua extensa e impressionante Saga da Águia, focada no Império Romano. Em seguida, iniciou uma trilogia sobre Napoleão e o Duque de Wellington. No primeiro volume, "Jovens Lobos", acompanha as primeiras batalhas dos protagonistas. Neste segundo volume, "Os Generais", assistiremos à ascensão de ambos no mundo militar.
Li este romance antes de qualquer outro do autor e penso que não terão dificuldade em acompanhar a história mesmo sem a leitura prévia de "Jovens Lobos". O livro é volumoso, acompanhou-me durante algumas semanas e posso dizer que é uma excelente companhia!
Trouxe-me relatos apaixonados, claros e pormenorizados das maiores batalhas travadas por ambos. Fiquei a perceber os porquês de cada uma delas, a análise táctica prévia e, acima de tudo, as questões mais humanas: o sofrimento, o sacrifício, a busca pela glória, as pilhagens, as execuções... Sobre os generais, o autor fez um trabalho impecável de pesquisa e de "preencher os espaços". Tentando não prejudicar os factos, consegue romancear a história, preenchê-la de pequenos detalhes e fornecer ao leitor uma perspectiva privilegiada sobre as suas almas e também sobre os seus corações.
O livro termina anunciando a grande batalha entre Napoleão e o Duque de Wellington, perspectivando-se um terceiro volume ainda mais apaixonante.
Agora, serei obrigado a ler "Os Jovens Lobos"! Quanto à Série da Águia, também fiquei com muita vontade, mas será uma leitura a longo prazo.

Um dos melhores romances históricos que já li, interessante, esclarecedor, vibrante... Simon Scarrow traz, sem dúvida, um novo alento ao género.

Sem comentários:

Enviar um comentário