skip to main |
skip to sidebar
George Smiley - anti-herói, confuso, frustrado, infiel ao sofisticado padrão James Bond - sai de sua aposentadoria para investigar um obscuro crime político, desmistificando o mundo dos agentes secretos. Três livros num só: A novela Assim se Esvai a Vida é uma sequência um tanto arbitrária de incidentes da resistência à ditadura salazarista; O Cornetim Encarnado é um estimulante trabalho de metaliteratura em que o autor se expõe como nunca o tinha feito até hoje; Os Olhos do Demónio e Outros Contos, pelo insólito dos temas e até pelo aparecimento de micronarrativas, novas na sua obra, serão, porventura, os melhores de Urbano Tavares Rodrigues. Edição bilingue com tradução de Nuno Júdice.Biografia imaginária, conto picaresco, fábula filosófica, fresco histórico, simultaneamente sério e burlesco, alucinante de verdade e de invenção, fantasticamente realista e realisticamente fantástico, este livro que o autor classifica simplesmente como “romance de aventuras”, contém em si mil romances diferentes, sendo ao mesmo tempo muito mais do que um romance.
Aconselho o livro de Reinaldo Arenas. Eu li a sua autobiografia, Antes que Anoiteça, e a escrita dele é fantástica. Foi um escritor marcado profundamente pela revolução cubana e o regime ditatorial da ilha.
ResponderEliminarOlá Diana:
ResponderEliminarMuito obrigado pela sugestão! Nenhum de nós conhece o autor e, quando isso acontece, é sempre bom saber o que outras pessoas acharam dele. Um nome a ter em conta!
Boas Leituras e Feliz Natal!