terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Cidade das Mentiras

Título: A Cidade das Mentiras
Autor: R. J. Ellory
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
John Harper não guarda as melhores memórias da infância. Órfão desde muito cedo, foi criado por uma tia pouco afectuosa na cidade de Nova Iorque. Assim que se tornou independente abandonou a Big Apple e instalou-se em Miami, onde se tornou um escritor semi-obscuro e um repórter relativamente bem-sucedido. Mas, subitamente, um telefonema inesperado da tia vem dar um novo fôlego à sua pacata existência. O pai, que julgava morto há mais de trinta anos, encontra-se afinal vivo, embora em estado crítico num hospital de Manhattan, e é uma figura proeminente do submundo nova-iorquino. Num crescendo de ritmo e acção, Ellory confronta-nos com a realidade crua do mundo dos gangsters sem cair nos clichés e padrões óbvios deste género literário.

Opinião:
Nova Iorque, século XXI, gansters, mentiras e aldrabices várias... Parecem bons ingredientes para um thriller viciante!
A história começa com tantas pontas soltas que dificilmente largamos o livro se não virmos algumas das nossas dúvidas respondidas. Os vários fios do enredo vão sendo revelados aos poucos, num ritmo por vezes desesperadamente lento tal a ânsia de percebermos os comos e os porquês! Porque nunca soube que o seu pai estava vivo? Afinal, qual era a profissão dele? Porque o chamaram agora? E como entra a Marilyn Monroe nesta história toda?
Alguns diálogos são demasiado arrastados, talvez mais próximos de diálogos reais, mas com demasiadas falas para revelações mínimas. O tradutor esforçou-se por explicar todo e qualquer facto que nos pudesse ser desconhecido, de forma a nos integrarmos mais facilmente na história e na cultura americana. Peca, por vezes, pelo exagero...
Adorei as descrições da cidade, do seu ambiente, da vida intrínseca. O autor é fantástico na criação de suspense no fim de cada capítulo e na submersão do leitor na desorientação do protagonista.
As últimas 100 páginas, com o esclarecimento de todas as questões, serão lidas de um fôlego! O final, explosivo e surpreendente, une de forma impecável as múltiplas intrigas envolvidas.

Um thriller acima da média, que se consegue afastar dos conceitos habituais. Um autor a ter em conta!

Sem comentários:

Enviar um comentário