segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Mecânica do Coração

Título: A Mecânica do Coração
Autor: Mathias Malzieu
Editora: Contraponto

Sinopse:
Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo – um relógio de madeira – no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma condição: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor.
A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração – o mecânico e o verdadeiro – de Jack.

Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à  Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade. 

Opinião:
Antes de começar a opinião, vou fazer um pequeno exercício... Escolher aleatoriamente uma página do livro e transcrever a metáfora/comparação que certamente lá encontrarei! Cá vai: "Ouvir Joe a pronunciar a palavra "sonhar" era como ver um pastor-alemão a comer um croissant, cheio de cuidado para não se encher de migalhas."
Foi este o principal encanto que descobri na escrita fantasiosa de Malzieu! O livro está repleto de deliciosas comparações, inesperadas metáforas, que exercitam a nossa imaginação e os nossos músculos faciais. O seu estilo transforma este invulgar conto de fadas em poesia de palavras simples e imagens poderosas.
Toda a história, mesmo a que antecede imediatamente o seu nascimento, é contada por Jack. Vamos acompanhando o seu crescimento, especialmente em termos amorosos. As personagens secundárias são ilustradas principalmente pelas suas acções caricatas e pelas observações de Jack, o que deixa muito espaço para preenchermos com as nossas próprias ideias.
A história tem os seus momentos enternecedores, hilariantes, tristes... Um pouco de tudo, espalhado pelas pouco mais de 140 páginas do livro. Poderia, talvez, ter sido mais desenvolvida aqui e ali (especialmente na parte final). Já está programado o filme de animação em 3D, que tem todas as condições de ser uma obra de arte! Em baixo podem apreciar uma amostra do tipo de animação a ser utilizado, no videoclip do single "Tais Toi Mon Coeur" do CD "La mécanique du cœur" da banda do autor: Dionysos.

Uma surpreendente e enternecedora criação poética que deverá agradar aos mais diversos leitores!

Sem comentários:

Enviar um comentário