Lisa See nasceu em Paris, mas cresceu em Los Angeles. Além de escrever livros como o seu aclamado Leque Secreto foi durante trinta anos correspondente da Publishers Weekly, tendo igualmente colaborado com a Vogue, Self e More. Foi distinguida com o prémio Mulher do Ano pela organização de mulheres chinesas na América em 2001 e em 2003 recebeu o prémio do Chinese American Museum’s History Makers.
Esta autora tem já vários romances publicados em Portugal. São eles:
Uma autora desafiante, com o oriente como tema central e recorrente. É sobre esta autora que vos desafiamos a escrever. Aqueles que leram, que já a conhecem, são mais do que bem vindos no que a comentários diz respeito. Para aqueles que têm curiosidade e que querem saber mais, façam o favor de perguntar! Está aberta a troca de ideias!
UMA VIAGEM PELA CHINA DO SÉCULO XIX
Escritora de mistério, Lisa See leva o leitor até à China do século XIX onde duas raparigas desenvolvem uma profunda relação de amizade. Desde meninas, Lili e Flor de Neve comunicam entre si através de uma linguagem secreta - nu shu - inscrita num leque de seda. Habituadas a partilhar as agruras da vida sabem que só o casamento as pode salvar de uma vida condenada ao sacrifício. Por isso, desde muito cedo experimentam a dor, através da tradição de enfaixamento dos pés, de forma a torná-los delicados e pequenos aos olhos dos homens. Aprendem a bordar e a coser e tornam-se verdadeiras irmãs de juramento. Porém, os anos vão passando e a entrada na vida adulta, o casamento e um mal-entendido ameaçam os estreitos laços de amizade entre as duas, mas perto do fim da vida voltam a reencontrar-se. Uma leitura inspiradora, comovente e de uma extrema sensibilidade, são a prova inequívoca da conquista do prémio para "Melhor Romance de 2005".Para fazer um favor a uma amiga, que pretende que a morte suspeita da sua filha seja investigada, Liu Hulan parte para o interior da China, a fim de trabalhar sob disfarce numa fábrica da Knight International. Ao mesmo tempo, David Stark tem a grande oportunidade da sua vida, ao ser convidado para abrir um gabinete de advogados, em Pequim, por conta da firma Phillips, MacKenzie & Stout. Sucede que um dos novos grandes clientes de David, a Tartan Entreprises, se prepara para adquirir a Knight International. O que faz com que Liu e David, em dado momento, comecem a defender interesses antagónicos. No Interior da China é uma história trepidante, que nos conduz dos bairros ricos de Los Angeles à populosa cidade de Pequim e à cultura primitiva das aldeias chinesas, e revela o contraste entre as tradições orientais e as convicções do Ocidente. E é também um romance sobre o amor incondicional que une mães e filhas, sobre a luta sem tréguas que entre si travam os impérios financeiros, e sobre o modo como o passado muitas vezes regressa para tomar conta das nossas vidas.Para a jovem Peónia, prometida a um noivo que nunca conheceu, os textos de O Pavilhão das Peónias reflectem os seus sentimentos. Como a heroína desse drama épico, Peónia é uma jovem enclausurada, filha de uma família abastada e, ainda que educada na obediência, tem os seus sonhos e anseios muito próprios. Assistindo no jardim de sua casa à representação da ópera, por entre o cheiro do gengibre e do jasmim, Peónia depara-se com um belo jovem de cabelo negro e deixa-se arrastar pela paixão. Começa assim a sua inesquecível jornada de amor e assim se traça o seu destino e o seu desgosto.
Enraizado nas tradições e na história da China do século XVII, quando os Manchu haviam acabado de tomar o poder esmagando a dinastia Ming, este poderoso romance de Lisa See transporta-nos para outra época e para paragens exóticas. Uma obra notável na qual a autora aborda de forma fascinante as diversas manifestações do amor, a amizade, o poder da palavra e o desejo ancestral das mulheres de se
fazerem ouvir.
Em 1937, Xangai era a Paris da Ásia, uma cidade de grande riqueza e glamour. Duas jovens irmãs, Pearl e May Chin, gozam a época dourada das suas vidas, graças à fortuna do pai. São ambas bonitas, modernas, despreocupadas e cosmopolitas. Um dia, porém, o pai anuncia que perdeu toda a fortuna na mesa de jogo, e que, para pagar as dívidas, as vendeu como esposas a compatriotas endinheirados que vieram da Califórnia à procura de noivas chinesas. Já com as bombas japonesas a caírem sobre a sua amada cidade, Pearl e May embarcam na viagem das suas vidas rumo à América. Recomeçam a vida em Los Angeles, tentando encontrar o amor junto dos estranhos com quem se casaram. Divididas entre o fascínio de Hollywood e os antigos modos de vida e as regras de Chinatown, esforçam-se por aceitar a vida americana, combatendo a discriminação e o Maccartismo. Pearl e May são amigas inseparáveis; porém, como todas as irmãs, nutrem, também, uma pela outra, invejas e rivalidades mesquinhas. Enfrentam sacrifícios terríveis, fazem escolhas impossíveis e partilham um segredo devastador, capaz de mudar as suas vidas.
Só li o 'Leque Secreto' mas estou ansiosa para ler os outros, porque adorei o livro. Vamos lá ver se consigo arrebatar a colecção toda ;)
ResponderEliminarBeijos
Olá!
ResponderEliminarAinda não li nada desta autora, mas as sinopses de qualquer um dos livros são bastante aliciantes...
Acho que vou tentar a minha sorte no passatempo "Raparigas de Xangai"!
bjinhs
Podemos sempre pedir aos vencedores do passatempo para dizerem de sua justiça!
ResponderEliminarFicávamos todos com mais água na boca!
Boas leituras!
Eu só li O Leque Secreto, mas fiquei fã da autora. Tem uma escrita cativante e a descrição do ambiente chinês é simplesmente fantástica.
ResponderEliminarA cultura oriental sempre despertou interesse e o nosso imaginário. Saber que esta autora nos pode levar mais longe por entre esses sonhos deixa-nos com muita vontade de a ler!
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEra só para avisar que recebi o livrinho do passatempo. Espero lê-lo nas férias e vir cá deixar o meu comentário sobre a autora.
Bjokinhas natalícias:P
Olá Jojo:
ResponderEliminarAinda bem que já recebeste o livro! Esperamos que te traga algumas de horas de boa companhia e contamos com a tua opinião!
Boas Leituras e Feliz Natal!