quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Eis o Homem

Título: Eis o Homem
Autor: Michael Moorcock
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Karl Glogauer é um homem dos nossos tempos. Quando o destino lhe oferece a possibilidade de viajar no tempo, ele não tem dúvidas quanto ao lugar e à época que quer visitar: a Terra Santa no tempo de Jesus. Mas o que poderia ser uma viajem turística à morte do Messias e ao nascimento da maior religião do mundo revela-se uma desilusão: Maria é a libertina da aldeia, José um velho amargo e Jesus Cristo apenas um deficiente mental. Devotado ao ideal de um Jesus real e histórico, Karl acredita que tem de fazer alguma coisa. Reunindo seguidores, repetindo parábolas que consegue recordar e usando truques psicológicos para simular milagres, Karl toma o lugar do Messias. Mas fará sentido um Messias que, no final, não morra na cruz?

Opinião:
Leram a sinopse? Muito aliciante! Mas depois de ter lido "O Senhor da Guerra dos Céus" espero de Moorcock algo mais do que o resumo anuncia... Parece até que o lado de fantasia deste livro é apenas um pretexto para uma reflexão sobre o catolicismo e as crenças religiosas em geral.
Mais uma vez, o autor vai desenvolvendo vários planos em simultâneo: a aventura do protagonista na pele de Jesus Cristo; o seu passado, as suas crenças e os seus conflitos; os acontecimentos descritos no Antigo Testamento. Tudo isto se vai entrelaçando até fazer sentido nas páginas finais.
Uma carta final do autor, escrita muitos anos depois, ajuda-nos a responder a alguns porquês e a enquadrar o livro na época em que foi escrito.
No fundo, assistimos à derradeira luta de Karl Glogauer pelas suas ideias, "fortalecendo" a História à custa da sua própria pele. Fica-nos a dúvida: realidade, lenda ou fabulação, o importante não será mesmo o que foi construído à sua volta?

Um clássico que eleva a ficção científica a um nível mais alto.

1 comentário:

  1. Tenho selinhos à vossa no Chocolate para a Alma (http://chocolateparaalma.blogs.sapo.pt) para alegrar estes dias chuvosos.
    Rita*

    ResponderEliminar