sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Fim da Aventura

Título: O Fim da Aventura
Autor: Graham Greene
Editora: ASA

Sinopse:
A ligação amorosa do romancista Maurice Bendrix com Sarah começara em Londres, durante o Blitz.
Um dia, inexplicavelmente e sem aviso, Sarah interrompeu a relação.
Parecia impossível que houvesse um rival no coração de Sarah. Mesmo assim, dois anos depois, levado por um ciúme e uma dor obsessivos, Bendrix contrata Parkis, um detective privado, para seguir Sarah e descobrir a verdade.

Este misterioso relato de uma aventura de amor e do seu místico fim, narrado por Greene de forma magistral, foi levado ao cinema por Neil Jordan, com Ralph Fiennes, Julianne Moore e Stephen Rea nos principais papéis.

"Para mim é um dos mais verdadeiros e comovedores romances do meu tempo, em qualquer língua." - William Faulkner

Opinião:
Uma paixão que desabroxa entre uma mulher já casada e um escritor. Uma paixão que cresce pelo amor que os une e pelo desejo que a proibição fumenta. Uma relação insustentável que ela tem coragem de acabar. E desaparece... Deixando o amante à mercê do seu ciúme, tamanho ciúme que o leva a aproximar-se do legítimo marido para tentar descobrir onde está ela, como chegar até ela...

Graham Greene marcou-me com a força da paixão que descreve neste livro. A força com que ela cresce e a força do que deixa quando desaparece. Um amor possante como poucos, que quando chega ao fim deixa o amante desnorteado. Mas o livro é muito mais do que isso. Explorando o que muitos esquecem Greene vai mais longe, até onde estes dois homens se encontram. Descreve a sua convivência e a forma como a sua relação vai evoluindo. Desde um ódio subreptício até à empatia, eles descobrem que tudo o que ela lhes deixou foi um ao outro.

Brilhante.

Adenda (30/10/2009): Vi ontem o filme e recomendo. Conta com grandes actores, fantásticas interpretações e uma adaptação muito fiel à história, conseguindo transmitir a intensidade sentimental que esta retrata. Para além do filme, recomendo também a banda sonora. Esteve a cargo de Michael Nyman, o responsável pela banda sonora de "O Piano" que é, na minha opinião, um génio na arte de transmitir sentimentos e sensações apenas através da música. Depois de ouvir a banda sonora de "O Fim da Aventura", essa opinião ficou reforçada.


1 comentário:

  1. Oi!
    Eu ainda estou nas primeiras páginas e estou gostar muito. Só tenho pena de não ter muito tempo para o ler.
    Foi a tua opinião que me levou a lê-lo. Tinha-o cá em casa algum tempo porém, nunca peguei nele a sério.

    Bjoka*

    ResponderEliminar