sábado, 10 de outubro de 2009

O Cônsul Desobediente

Título: O Cônsul Desobediente
Autor: Sónia Louro
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Há pessoas que passam no mundo como cometas brilhantes, e as suas existências nunca serão esquecidas. Aristides de Sousa Mendes foi uma dessas pessoas. Cônsul brilhante, marido feliz, pai orgulhoso, teve a sua vida destruída quando, para salvar 30.000 vidas, ousou desafiar as ordens de Salazar.
Cônsul em Bordéus durante a Segunda Guerra, é procurado por milhares de refugiados para quem um visto para Portugal é a única salvação. Sem ele, morrerão às mãos dos alemães. Infelizmente, Salazar, adivinhando as enchentes nos consulados portugueses, proibira a concessão de vistos a estrangeiros de nacionalidade indefinida e judeus. Sob os bombardeamentos alemães, espremido entre as ameaças de Salazar, as súplicas dos refugiados e sua consciência, Aristides sente-se enlouquecer. E então toma a grande decisão da sua vida: passar vistos a todos quantos os pedirem. Salvará 30.000 inocentes mas destruirá irremediavelmente a sua vida.

Opinião:
Como é possível evitar a curiosidade em explorar este relato? A história de um dos maiores portugueses de sempre, com o drama que eu conhecia apenas superficialmente. Iniciei a leitura certo de que ia mergulhar numa vida prestes a tornar-se lenda...
A narrativa vai alternando cronologicamente, capítulo a capítulo, entre os primeiros anos de Sousa Mendes e os anos da 2ª Grande Guerra. Isto permite entrarmos directamente na época mais determinante e, simultaneamente, conhecermos a sua vida prévia. Os acontecimentos são documentados por testemunhos, cartas, telegramas, etc. Os espaços em branco, conversas, pensamentos ou outros pormenores, são completados pela autora, de forma credível e rigorosa, tornando a leitura mais fluida e agradável.
Vemo-nos, então, enleados no dilema que viveu Aristides, percebendo o que o levou à decisão de desrespeitar as ordens que tinha e sacrificar a sua carreira. Acompanhamos as batalhas interiores que terá sofrido, rodeado pelos horrores que o circundavam.
É, também, impressionante o relato dos seus últimos anos, de solidão, pobreza e dívidas...
Essencialmente, uma história que marca, que pode alterar o modo como vemos a vida, a história de um homem com as suas falhas e defeitos, mas de princípios firmes e consciência férrea.

"O Cônsul Desobediente" será, certamente, a melhor forma de conhecer a imemorial história de um herói português!

Sem comentários:

Enviar um comentário