Os e-Books são uma forma de publicação e divulgação literária que tem vindo a ganhar força e dimensão. Gostos à parte, numa era em que a informatização domina o nosso dia-a-dia, a possibilidade de podermos aceder a obras completas através do computador abre portas e facilita trabalhos.
O site Neolivros existe desde 2001 e dedica-se à publicação de e-books, ou livros electrónicos. Nele podemos encontrar obras inéditas, de novos autores (sendo esta uma forma simples e eficaz de divulgação do seu trabalho) mas também, obras clássicas da literatura portuguesa, inseridas no domínio público, onde se integram grandes nomes como Luís de Camões, Almeida Garrett, Eça de Queirós, entre muitos outros. Juntem o link aos favoritos, pois aposto que irá ser útil! :)
Sinto uma espécie de amor-ódio pelos e-books (como, aliás, já tinha expresso no meu blog http://favouritereadings.blogspot.com/2009/10/biblioteca-digital-comunitaria-lancada.html).
ResponderEliminarNo entanto, embora mantenha a convicção de que sentirei muita falta de folhear um livro, admito que o futuro será o formato digital. Por enquanto, quando recorro a um e-book (normalmente para trabalhos académicos) opto sempre pelo "print", mais que não seja porque os nossos olhos (dos que não nasceram neste admirável mundo novo das novas tecnologias) ainda não estão formatados para ler num ecrã ;)
Olá JM:
ResponderEliminarConcordo contigo. Nada como o toque do papel, o cheiro condicente com a idade do livro e as carícias de uma página baça na retina (que isto dos ecrãs, aí jesus...). No entanto, quando é necessário fazer cópias de grandes excertos, ou ter rápido acesso a obras que por acaso não temos em casa, é uma inovação muito útil! Tudo tem o seu lugar, os e-Books estão à procura do seu. :)
Obrigado por passares por cá. Volta sempre! ;)
Boas leituras: