terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Ilha das Trevas

Título: A Ilha das Trevas
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva

Sinopse:
Paulino da Conceição é um timorense com um terrível segredo. Assistiu, juntamente com a família, à saída dos portugueses de Timor-Leste e a todos os acontecimentos que se seguiram, tornando-se um mero peão nas circunstâncias que mediaram a invasão indonésia de 1975 e o referendo de 1999 que deu a independência ao país.
Só há uma pessoa a quem Paulino pode confessar o seu segredo - mas terá coragem para o fazer?
A vida e tragédia de uma família timorense serve de ponto de partida para aquele que é o romance de estreia de José Rodrigues dos Santos, precursor de grandes êxitos como A Filha do Capitão, O Codex 632 e A Fórmula de Deus.
Um romance pungente onde a ficção se mistura com o real para expor, num ritmo dramático, poderoso e intenso, a trágica verdade que só a criação literária, quando aliada à narrativa histórica, consegue revelar.

Opinião:
Este foi o primeiro romance de José Rodrigues dos Santos, apesar de menos publicitado do que os seus sucessores. Quanto a mim, injustamente!
Os acontecimentos relatados são negros, difíceis de imaginar especialmente considerando que são descrições fiéis da realidade... "Uma imagem vale mil palavras" mas este livro mostrou-me mais sobre os horrores em Timor do que todas as imagens que me lembro de ver.
Um relato pormenorizado, demonstrando um belo trabalho jornalístico assente numa extensa pesquisa, colorido por um drama que, quando revelado totalmente, é de uma intensidade semelhante à dos acontecimentos que o cercam.
É um título menos extenso e talvez menos romanceado do que os seguintes do autor. Será, no entanto, o livro mais intenso da sua obra e o meu preferido, confesso!

Perfeito para quem se quer iniciar no género ou no autor com algo menos "maçudo", mas nada leve pelos temas que trata!

4 comentários:

  1. Olá!
    Eu ainda não li nenhum dele. Mas estou muito tentada a começar por este... Li umas páginas em casa de um amigo e fiquei agarrada à história.

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. Este livro é sem dúvida brilhante! Um relato muito real, escride uma forma excelente. Para mim, que acompanhei de muito perto a causa timorense e estudei a história de Timor e do seu povo, é sem dúvida, uma referência.

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  3. Este é o único que me falta dele... Espero poder lê-lo em breve, especialmente depois da tua opinião!

    ResponderEliminar
  4. Realmente, vale a pena para quem nunca leu nada do autor, para quem leu e gostou e para quem se interessa pelo tema! É diferente dos seguintes, com a mesma precisão histórica, mas toca mais fundo...

    ResponderEliminar