sábado, 3 de outubro de 2009

Enxofre

Título: Enxofre
Autor(es): Douglas Preston e Lincoln Child
Editora: Ulisseia

Sinopse:
Por detrás do gradeamento de uma luxuosa propriedade de Southampton, Long Island, o agente do FBI Pendergast descobre um crime hediondo de origem aparentemente sobrenatural. Num dos quartos da imensa casa, jazem os restos fumegantes de um crítico de arte detestado por muitos, em cujo peito se pode ver a marca de uma cruz derretida. O desenho de uma pata fissípede no soalho da casa e um estranho odor a enxofre trazem à memória os horrores lendários que costumam vitimar os que celebram pactos com o diabo.
Uma equipa de investigadores passa Nova Iorque a pente fino na esperança de que o crime tenha uma explicação simples. Mas a investigação conduzi-los-á dos clubes privados e dos apartamentos luxuosos de Manhattan para Florença, onde, trinta anos antes, quatro homens celebraram entre si um pacto abominável.

Opinião:
Quando penso neste livro só me lembro de adjectivos como 'brilhante' e 'fantástico' para o descrever :).

Foi uma prenda de aniversário. Não conhecia os autores nem nunca tinha ouvido falar do livro. Quando desembrulhei o livro fiz o meu melhor sorriso e agradeci toda contente enquanto pensava qualquer coisa do género 'Mas que raio! De onde saiu isto? Pelo menos podia ter uma capa melhorzinha...' E pronto. No entanto, não ficou na estante por muito tempo. Fiz um interrail entretanto e achei que devia levar apenas um livro para não ocupar muito espaço e devia ser um livro grande para durar algum tempo. E foi assim que o meu exemplar de 'Enxofre' percorreu a Europa e ganhou umas belas marcas de guerra que têm muito para contar.

Mas voltando ao livro: foi uma surpresa! A história começa com um homicídio misterioso, de contornos diabólicos ao qual se seguem outros, relatados com pormenor nunca excessivo. Esta série de homicídios acaba por ser investigada por um personagem já habitual destes autores - o agente Pendergast. Personagem caricata, que nos causa estranheza inicial pela sua extravagância, mas por quem nos apaixonamos com o desenrolar da história. E a história está muitíssimo bem contada! A escrita é muito simples e directa, o que torna fácil seguir a acção. Esta salta de um cenário para outro entre capítulos, tornando a leitura viciante, uma vez que queremos sempre saber mais um bocadinho!

Mesmo sendo resolvidos os mistérios no final do livro, novas questões se abrem à medida que este avança. Essas vão dar origem à trilogia que este livro inicia e que acaba por ter como personagem central o próprio Pendergast e a sua família - no mínimo tão extravagante quanto ele!

Recomendo vivamente! Adorei o livro, fiquei fã dos autores e até agora nada do que deles li me desapontou! Perfeito para quem gosta de suspense e de ficar 'agarrado' a um bom livro.

3 comentários:

  1. olá, há uma prendinha no meu blog à vossa espera!
    beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ler este livro há algum tempo, também adorei, é de facto muito bom, e está apontada opinião no meu blog: http://millivrosumsonho.blogspot.com/
    Bjinhos :)*

    ResponderEliminar
  3. Olá flicka:

    Se adoraste este, não podes perder os dois que a ele se seguem! Tenho lido maravilhas sobre esta dupla de autores, pelo que em breve voltarei a ler algo deles!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar