domingo, 25 de outubro de 2009

Caim

Título: Caim
Autor: José Saramago
Editora: Caminho

Sinopse:
“A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós , nem nós o entendemos a ele .”

Opinião:
Vou escrever esta opinião tentando deixar de lado todas as discussões que têm preenchido a actualidade. Vou tentar descrever o que o livro, e apenas o livro, me ofereceu!
Se têm lido as nossas opiniões, sabem que eu sou um grande e confesso apreciador de Saramago. O seu estilo agrada-me, preenche-me as medidas e entranha-se nos meus pensamentos. Sabia, então, o que me esperaria nas páginas de "Caim": o sarcasmo genial, as observações mordazes e a liberdade total em passar para o papel o que lhe vai pela alma.
Não me senti, minimamente, defraudado! O livro é mais curto do que o habitual, compensado, por outro lado, pelo grau de ironia por centímetro quadrado. As principais histórias do Antigo Testamento são focadas, juntando alguma transcrição literal do que está relatado na Bíblia com uma visão bem particular do papel de Deus. Quando cheguei ao final fechei o livro com um sorriso, pois é um belo culminar da raiva crescente de Caim.
Se não se sentirem melindrados pelo tema, irão certamente desfrutar de um excelente pedaço de literatura, quer concordem ou não com as críticas que se vão encontrando. Se existe a possibilidade de se sentirem ofendidos, aconselho a leitura de qualquer das formas (talvez deixando passar esta fase mais "quente"), apreciando a forma como Saramago vai expondo as suas ideias.

Para ler de mente aberta, sem sentir vergonha pelos sorrisos que vão aflorando ao longo da leitura!


6 comentários:

  1. Se há uma coisa que aprecio na escrita de Saramago é o seu sarcasmo mordaz. Ainda não li este livro mas, vontade não falta.

    Bjoka*

    ResponderEliminar
  2. Ai como quero ler este livro!

    faço a publicidade lá do blogue novo "Taste this book" no qual participo

    www.tastethisbook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Páginas desfolhadas

    Saramago foi uma obrigação quando estive no secundário +- de lá até agora passaram mais de 10anos, mas foram 10 anos sem tocar em mais nenhuma obra dele.

    Recentemente iniciei alguma leituras sobre Jesus, sobre a Bíblia, sobre Maria e tantas outras coisas mais, comecei céptica, mas acabei a adorar e a devorar cada palavra, cada livro. Li alguns, desde Garry Wills a Augusto Cury, entre outros menos expressivos.

    A curiosidade aguçou-se e talvez Saramago seja um bom caminho - não procuro acreditar ou desacreditar ensinamentos, o que se diz ou criticar quem segue e aceita...quero apenas como disseste "abrir o pensamento" e sem dúvida gosto bastante de ideias contraditórias e pensamentos mordazes.

    ResponderEliminar
  4. Ideias contraditórias esgrimidas de forma inteligente e com respeito são sempre terreno fértil para boa literatura! O respeito é que vai faltando e as polémicas em torno da obra só servem para rebaixá-la, na minha opinião, em vez de servirem como marketing... Mas ler as opiniões de Saramago sob a forma dos comentários incisivos do seu narrador, formando as nossas próprias opiniões, a favor ou contra, é uma experiência enriquecedora! E por isso é que aconselho o livro a toda a gente!
    Mais uma vez, obrigados pelo comentário. Todo o feedback é um estímulo para continuarmos!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  5. Continuem... porque me sinto cada vez mais impelida para fazer de Caim a compra literária deste mês! Devo confessar que não sou uma apreciadora de Saramago, embora reconheça a sua genialidade e escrita acutilante. Ainda assim, desta vez, e depois de ler algumas críticas francamente positivas, acho que me vou atrever...
    Bjs* e boas leituras =)

    ResponderEliminar
  6. JM:

    Ficamos contentes por conseguirmos estimular os nossos seguidores a ler após as nossas opiniões!
    Não te podemos prometer que gostes do livro, mas garantimos vários sorrisos durante a leitura. Se no fim te quiseres atrever mais nas obras de Saramago, ataca "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e ficas com o resto da obra à disposição, já livre de polémicas!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar