terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Matadouro Cinco

Título: Matadouro Cinco
Autor: Kurt Vonnegut
Editora: Bertrand Editora

Sinopse:
O romance da vida de Billy Pilgrim (duplo quase autobiográfico de Kurt Vonnegut), nascido em Ilium en 1922, filho único do barbeiro da aldeia. Neste livro Kurt Vonnegut utiliza os métodos da ficção científica para permitir flash-back contínuos do personagem, mas também para abrir uma quebra narrativa na trama principal intitulada A Cruzada das Crianças, e que é antes de tudo uma extraordinária denúncia dos extermínios organizados pela humanidade. Uma obra prima da literatura. 
 
Opinião:
Não devo estar sozinho no grupo de leitores que nunca ouvira falar de Kurt Vonnegut. Confesso-vos agora a minha vergonha!
Se investigarem um pouco sobre este autor, saberão que os seus trabalhos mais conhecidos, como este "Matadouro Cinco", já têm cerca de 40 anos. A questão é: porque é que só agora me chegou às mãos??!
Logo no prelúdio, em que o autor escreve sobre as motivações por trás desta obra, fui surpreendido pela escrita incisiva e humorística.
Depois, começa a história de Billy Pilgrim. Uma história contada a quatro dimensões. Vou tentar explicar. Billy tem a capacidade de viajar no tempo da sua própria vida. pode viver qualquer momento da sua existência por qualquer ordem aleatória. Assim sendo, logo de início terão um vislumbre de toda a história, como de um quadro visto ao longe. Aos poucos, aproximar-se-ão de várias partes do quadro, observando com mais pormenor as pinceladas mais determinantes.
Billy vive uma aventura peculiar na 2ª Guerra Mundial, que culmina no bombardeamento de Dresden (mais uma confissão de ignorância da minha parte, aconselho a todos uma rápida leitura sobre a destruição desta cidade...). Tudo é escrito com um sublime sentido de humor, tão negro que não nos permite qualquer gargalhada, apenas um sentimento de vazio, preenchido por um ou outro foco de luz.

Um relato educativo, duro, amolecido apenas pelo sentido de humor de Vonnegut. Imperdível!

Sem comentários:

Enviar um comentário