segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Cinema Nosso de Cada Dia

Título: O Cinema Nosso de Cada Dia
Autor: António Augusto
Editora: Chiado Editora

Sinopse:
"O mais grave é que sei que mais tarde ou mais cedo isso vai acontecer, um dia vou estar suficientemente bêbado para o fazer. Não hoje, mas um dia... O ambiente quente e saturado, com cheiro forte a suor, juntamente com a imagem da Susana atrás do balcão estão a deixar-me muito excitado. Acabo rapidamente a bebida para sair dali para fora, preciso de apanhar ar novamente. Desço as escadas o mais rápido que posso, atravesso a pista de dança ao som do Suds & Soda dos dEUS..."

Opinião: 
Livro que encontra facilmente o caminho para a nossa mão, dada a capa apelativa, "O Cinema Nosso de Cada Dia" far-nos-á companhia durante pouco tempo. A ideia é associar um filme a cada capítulo, relacionando-o com curtos episódios do dia-a-dia que compõem um quadro mais completo de um relacionamento, apenas descortinado no final do livro.
O livro demonstra alguns aspectos bastante promissores: capacidade de criar imagens fortes, de fazer fluir o texto, assentes num conceito interessante. 
Porém, trata-se de uma obra demasiado curta. Apesar de eu achar que uma obra-prima cabe perfeitamente em menos de cem páginas e que a qualidade de um livro não se mede em gramas, a própria ideia inerente a "O Cinema Nosso de Cada Dia" merecia mais. Mais desenvolvimento de cada capítulo e maior extensão da história, permitiriam que se entranhasse mais facilmente, até começarmos a entrelaçar as imagens da história com as do filme visado.

Vislumbram-se qualidades neste título. Estaremos atentos a próximas obras do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário