domingo, 11 de julho de 2010

Babel edita Ferreira Gullar

   A BABEL tem a honra de comunicar que irá iniciar o projecto de edição das obras de Ferreira Gullar em Portugal, um dos melhores escritores lusófonos da actualidade, diversas vezes galardoado, sendo o mais recente Prémio Camões 2010.

   A primeira obra, já no prelo, a publicar ainda no corrente mês de Julho, será Poema Sujo. Escrito em 1975, na época de ditadura militar, quando o autor ainda se encontrava exilado em Buenos Aires, publica­do no ano seguinte pela editora Civilização Brasileira e repetido infindavelmente pela comunidade artística e intelectual brasileira da época, tornou-se “o mais importante poema escrito em qualquer língua nas últi­mas décadas”, nas palavras de Vinicius de Moraes, seu contemporâneo.

   Em Setembro, materializar-se-á um novo livro de poemas – Em Alguma Parte Alguma. Com publica­ção simultânea no Brasil, pela editora José Olympio, este é o primeiro livro deste género literário desde Muitas Vozes, de 1999. Seguir-se-á Cidades Inventadas, compilação de ficções escritas ao longo de várias décadas, publicado originalmente em 1997 e Rabo de Foguete – Os Anos do Exílio, memórias dos seus tempos de expatriação.

   Em 2011, será dada continuidade ao projecto editorial da obra deste autor, em todos os géneros por onde a sua criação artística tem frutificado, desde a poesia à literatura infantil, ensaio e ficção.

Sem comentários:

Enviar um comentário