sábado, 3 de abril de 2010

A Revolução dos Pássaros

Título: A Revolução dos Pássaros
Autor: Anna Llauradó
Ilustrações: Gloria García
Editora: Vogais & Companhia

Sinopse:
Algo estranho está a acontecer na pequena cidade onde vivem Clara e os seus amigos. Uma terrível praga de mosquitos invadiu as ruas há várias semanas e ninguém sabe porquê. O episódio coincide com outro facto insólito: não há pássaros na cidade!
Ninguém desconfia de que tudo se deve a um pardal que, ao tentar conquistar uma bela pardalita, descobre, com surpresa, que da sua garganta só saem sons estranhos parecidos com os telemóveis e as buzinas que inundam a cidade.
O avô de Clara vai ajudar as crianças a descobrir o que aconteceu aos pássaros e, juntos, empreenderão uma maravilhosa aventura que os conduzirá ao coração mágico da floresta.
Com ilustrações divertidas de Gloria García, este conto, repleto de ternura e sensibilidade, convida-nos a tomar consciência do nosso ambiente.

Opinião:
Iniciei a leitura deste livro infantil com o ânimo que me invade de cada vez que leio um livro deste género. Rapidamente descobri que este não é um livro como outros livros infantis que tenho lido. Como primeiro volume de uma colecção que pretende alertar e educar para a protecção ambiental, devo dizer que acho que foi uma óptima escolha! Sem bater nas questões que mais frequentemente são abordadas, este conto alerta para os efeitos da poluição sonora fazendo a integração das crianças, de forma prática e activa, como peça fundamental na diminuição desta forma de poluição. A leitura é leve e acompanhada por ilustrações apelativas. Por apresentar uma maior quantidade de texto do que a maioria dos livros do seu género, a sua leitura talvez se torne difícil para uma criança menos motivada. No entanto, esse mesmo facto torna este livro bastante adequado para uma leitura feita por um adulto para uma ou mais criança.

Uma colecção a não perder, principalmente numa altura em que todas as gerações se devem preocupar com a habitabilidade deste nosso pequeno planeta!

1 comentário: