sábado, 31 de julho de 2010

A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata

Título: A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata
Autoras: Mary Ann Shaffer e Annie Barrows
Editora: Objectiva

Sinopse:
Londres, 1946. Depois do sucesso estrondoso do seu primeiro livro, a jovem escritora Juliet Ashton procura duas coisas: um assunto para o seu novo livro, e, embora não o admita abertamente, um homem com quem partilhar a vida e o amor pelos livros. É com surpresa que um dia Juliet recebe uma carta de um senhor chamado Dawsey Adams, residente na ilha britânica de Guernsey, a comunicar que tem um livro que outrora pertenceu a Juliet. Curiosa por natureza, Juliet começa a corresponder-se com vários habitantes da ilha. É assim que descobre que Guernsey foi ocupada pelas tropas alemãs durante a segunda Guerra Mundial, e que as pessoas com quem agora se corresponde formavam um clube secreto a que davam o nome de Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata. O que nasceu como um mero álibi para encobrir um inocente jantar de porco assado transformou-se num refúgio semanal, pleno de emoção e sentido, no meio de uma guerra absurda e cruel.

Opinião:
Delicioso, acolhedor, emotivo e cativante. Estes são apenas alguns das dezenas de adjectivos que poderia utilizar para classificar este livro. A verdade é que essa é uma tarefa hercúlea, para a qual me sinto pequena, com o meu léxico reduzido...
O livro é composto exclusivamente por cartas, telegramas, bilhetes e anotações. É o segundo livro que leio escrito neste formato e confesso que cheguei à conclusão que as histórias contadas desta forma me agradam verdadeiramente. Esta, então, deixou-me embriagada! A história conta com um equilíbrio perfeito entre drama, amor, humor, amizade e livros! Escusado será dizer que esta receita resulta numa deliciosa leitura que rapidamente se torna viciante. É muito fácil, pela forma íntima como a história nos é apresentada, através de cartas pessoais trocadas entre os vários personagens, sentirmos que somos parte da história, que aquelas personagens nos são muito próximas. Assim, viajamos com elas página após página, sugando cada detalhe encontrado nas várias missivas, incapazes de largar o livro por mais do que o tempo indispensável, tamanha a preocupação com o rumo que as suas vidas tomará, com as peripécias que vão encontrando. É com muita pena que chegamos ao final... Foi com muita pena que voltei a última página... 
Terminei o livro com o coração cheio de novas sensações, a abarrotar de emoções. Muitas delas acompanhadas de relatos tristes e muitas vezes desumanos sobre os tempos da segunda guerra mundial. Nunca é demais saber. Mas também me ficou uma vontade enorme de conhecer aquelas ilhas das quais desconhecia a existência, ao largo do canal da mancha. E uma grande dificuldade em pousar o livro, revivendo alguns trechos e cartas das quais gostei especialmente.

Acho que facilmente se percebe que este livro me enfeitiçou. Não será, então, incoerente a minha recomendação - não o percam!

Vencedoras do Passatempo "Imperfeitos"

   Este livro parece ser muito apetecido, uma vez que o passatempo contou com bem mais de 3 centenas de participações! Ficamos muito contentes e esperamos que todos tenham oportunidade de o ler! Entretanto, com o patrocínio da Vogais & Companhia, o Paginas Desfolhadas tem o prazer de presentear desde já duas das nossas leitoras (desta feita, foram só meninas premiadas) com o exemplar inaugural da tetralogia Uglies. E as grandes vencedoras são:

     Rita Pereira - Vila do Conde
     Tânia Rodrigues - Alverca do Ribatejo

   Muitos parabéns! Esperamos que este livro vos faça passar fantásticos momentos na companhia de uma bebida refrescante! Para os restantes resta-nos oferecer o nosso agradecimento e insistir para que aproveitem as oportunidades que estamos a promover - participem nos passatempos que estão a decorrer!

   A todos, boa sorte e boas leituras!

Novidades Bertrand

Passatempo "O Primeiro dia"

   Neste dia de sol escaldante damos início a mais um passatempo com a preciosa colaboração da Contraponto! Temos para oferecer 3 exemplares de "O Primeiro Dia" de Marc Levy. Para se habilitarem a receber um destes exemplares basta responderem correctamente a todas as questões colocadas no formulário abaixo apresentado. Os resultados serão depois publicados no blogue. O passatempo é válido até dia 6 de Agosto!

   Só aceitamos uma participação por pessoa e, por questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

   As respostas poderão ser encontradas no blogue da editora. Boa sorte e boas leituras!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Novidade Porto Editora

White Jazz - Noites Brancas

Título: White Jazz - Noites Brancas
Autor: James Ellroy
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Los Angeles 1958. O FBI decide proceder a uma investigação para acabar com as lotarias clandestinas do pugilismo, ligadas ao crime organizado e às máfias que proliferam em toda a região do Sul da Califórnia. A iniciativa é encarada como manobra política e forma de lançar suspeitas sobre a corrupção dentro do próprio Los Angeles Police Department. Um enredo que nos leva aos clubes de jazz do sul da cidade, onde se cruzam os ícones do be-bop, os heróis do white jazz, e outras figuras do submundo do crime.

Opinião:
Mesmo que não identifiquem o nome de James Ellroy à primeira, reconhecerão as adaptações ao cinema das suas obras. "Dália Negra", "LA Confidencial"... "White Jazz" é o último título da tetralogia a que também pertencem essas duas obras: "L. A. Quartet". Para além de algumas das personagens, os quatro títulos têm em comum decorrerem em Los Angeles nas décadas de 40, 50, e o tema da corrupção policial.
Sendo o meu primeiro livro de James Ellroy, demorei a entrar no seu estilo. Escreve de forma "telegráfica", utilizando um mínimo de palavras de ligação na narração. Noutro ponto, apresenta-nos quase todas as personagens em poucas páginas, de forma célere. Estes dois factores fizeram com que andasse desorientado na leitura nas primeiras 100 páginas do livro...
Porém, acabei por entrar na história (ou ela em mim). O estilo entranhou-se, LA, os polícias, os governadores surgiam em tons de cinzento na minha imaginação, tudo colorido apenas pelo vermelho vivo (ou morto) de cenas violentas, sangrentas, das que nos fazem virar a cara no cinema (na leitura, temos de as aceitar). 
Todos os personagens acabam por mostrar a sua ligação com a trama central, ao mesmo tempo que são expostas todos os podres, as taras, vinganças, raiva, ou, simplesmente, instinto de sobreviência.
A intensidade do final é, em todos os sentidos, brutal. 
E acabo por compreender as frases estampadas na capa, como: "Mais negro que o noir..." e rendo-me à mestria do autor.

Um livro que altera muitas das convenções sobre o estilo do policial negro.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vencedores do Passatempo "Os Olhos Amarelos dos Crocodilos"

   Foi com muito orgulho que organizamos mais este passatempo com a colaboração da Esfera dos Livros! Estavam a concurso 3 exemplares de "Os Olhos Amarelos dos Crocodilos", que promete ser um grande sucesso deste Verão e que irá acompanhar 3 sortudos de entre os nossos leitores! E, sem mais demoras, aqui ficam os nomes dos vencedores:

     Ana Cristina Vala - Lisboa
     Marco Miranda - Viana do Castelo
     Sandra Castro - Algés

   Muitos parabéns aos vencedores! Esperamos que aproveitem este livro e que passem bons momentos na sua companhia!
   Para quem ainda não teve a sorte do seu lado, não desanimem! Contamos continuar com os passatempos durante todo o Verão, pelo que oportunidades não faltam! Basta participarem!
   Boa sorte e boas leituras!

Os Diários da Mulher Peter Pan

Título: Os Diários da Mulher Peter Pan
Autora: Teresa Lopes Vieira
Editora: Bertrand

Sinopse:
Diana leva uma vida monótona com a família no centro de Lisboa. Em plena crise da meia-idade, ela é constantemente assolada por dúvidas em relação ao rumo da própria existência, que se agravam quando se vê obrigada a viajar para o Equador em negócios. Desadaptada e infeliz, assombrada por tendências depressivas, faz planos para regressar o mais depressa possível a casa.
Um grave acidente ao qual sobrevive milagrosamente, salva por uma tribo em plena Amazónia, produz uma revolução na sua maneira de ser, levando-a a ficar. Wendy, uma estranha e misteriosa jovem que se torna na sua companheira de viagem, arrasta-a então por aventuras inesperadas.

Opinião:
Este foi um livro inesperado. Sendo o primeiro romance da autora, é natural que ainda não tivesse contactado com a mesma, surpreendendo-me a facilidade com que li as primeiras dezenas de páginas. Quase como se fosse normal, a autora convida-nos a seguir Diana, a sua personagem principal: uma mulher de classe média-alta comum, sem nada de diferente na sua vida, o que a torna um pouco monótona. Sem saber bem como, esta mulher vê-se encurralada na américa do sul e transforma-se numa outra pessoa, redescobre-se através de uma série de acontecimentos que têm tanto de empolgante como de improváveis.
Sendo eu uma fã incontornável de viagens, com uma alma de verdadeira descobridora, sempre em busca de novos horizontes, confesso que o que mais gostei neste livro foram as deliciosas descrições dessa zona do globo que tão mal conheço. Como invejei a personagem principal do livro... Como invejei a própria autora, já que esta realizou de facto essa viagem catártica pelo sul das américas! 
Para além das descrições fabulosas, louvo a escrita descomplicada e de leitura simples que a autora empregou. Devo, no entanto, confessar que achei o final um pouco forçado.

Será uma companhia muito agradável para os aventureiros e sonhadores. Excelente companhia para umas férias solarengas.

Novidade Fronteira do Caos (para breve)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novidades Objectiva

Vencedora do Passatempo "A História de Eneas"


   No passatempo que realizámos com este apelativo título da Bertrand, tivemos o excelente número de 285 participações! Contudo, apenas um poderá receber um exemplar em casa. E a vencedora foi:

   Miriam Reis - Póvoa de Varzim

   Muitos parabéns à vencedora e o nosso muito obrigado a todos os que participaram!
   Hoje demos início a mais dois passatempos! Não se façam rogados!

   Boa sorte e boas leituras!

Passatempo Extra - "Um Eremita nos Himalaias"

   Antes que tenham tempo de respirar, iniciamos já outro passatempo! Desta vez, um passatempo extra, com oferta de um exemplar de "Um Eremita nos Himalaias", com o apoio da Editorial Presença.
  O livro será sorteado entre os leitores que respondam correctamente a todas as questões abaixo colocadas e os resultados serão depois publicados no blogue. O passatempo é válido até dia 4 de Agosto!

   Só aceitamos uma participação por pessoa e, por questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

   As respostas poderão ser encontradas aqui no blogue. Boa sorte e boas leituras!


Passatempo "João Pastel: A Professora Lobisomem"

   E como gostamos de ajudar a levar a leitura até todas as faixas etárias, iniciamos um novo passatempo hoje. A Booksmile tem 3 exemplares de "João Pastel: A Professora Lobisomem" para sortear por entre os nossos seguidores!

  Os livros serão sorteados entre os leitores que respondam correctamente a todas as questões abaixo colocadas e os resultados serão depois publicados no blogue. O passatempo é válido até dia 3 de Agosto!

   Só aceitamos uma participação por pessoa e, por questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

   As respostas poderão ser encontradas site da editora. Boa sorte e boas leituras!


Novidade Bertrand

terça-feira, 27 de julho de 2010

Novidades ASA para Setembro

Vencedores do Passatempo "A Enciclopédia dos Serial Killers"

Apesar de um pouco mais atrasada do que o habitual,é hora de anunciar a decisão dos vencedores do Passatempo da Leitura à Criação "A Enciclopédia dos Serial Killers"! Acompanhado o número de participações que temos tido neste género de passatempos, recebemos um total de 79 frases!

As três frases (arduamente) seleccionadas, foram:

"Ao ver o amigo a esborrachar uma aranha, Josefina gritou “seu ASSASSINO!!!!”, e PAZ, atirou-lhe com o LIVRO “Declare GUERRA ao peso” (que estava a ler) mesmo à cara!"
Luís Liberado - Lisboa

"Nas Páginas da vida um Assassino mordaz/
Perseguiu a Guerra mas no silêncio do ódio encontrou a Paz."
Célia Amador - Barreiro

"Ao folhear o seu velho caderno de memórias de guerra, o assassino relembra o seu passado a cada arrancar de página, assinando entre si e a sua alma um reconfortante tratado de paz."
Ricardo Silva - Faro

Muitos parabéns aos vencedores! Os nossos sinceros agradecimentos a todos os que partilharam a sua criatividade e à Guerra & Paz pela preciosa colaboração.

Boas Leituras!

Campanha Férias - Porto Editora

Até 15 de Setembro, a Porto Editora oferece prémios a quem decidir levar para férias um ou mais livros de literatura das chancelas Porto Editora, Ideias de Ler, Albatroz, Sextante, Areal Editores e Lisboa Editora.

Os participantes habilitam-se a experiências em SPA, fins-de-semana, malas de viagem, máquinas fotográficas digitais e um cheque de viagem no valor no valor de 2500 €.

Para mais informações, é só clicar aqui.

Novidade Civilização





domingo, 25 de julho de 2010

Convite "Para Onde Voam as Tartarugas"

Novidade Editorial Presença

Nas bancas a 3 de Agosto!

sábado, 24 de julho de 2010

Novidade Guerra & Paz

Novidades Bertrand

Novidade Caminho

Passatempo "Resistir ao Amor"

   Mais uma oportunidade para levarem de férias um livrinho novo! A Saída de Emergência tem 3 exemplares de "Resistir ao Amor" da admirada autora Jill Mansell para sortear por entre os nossos seguidores!

  O livro será sorteado entre os leitores que respondam correctamente a todas as questões abaixo colocadas e os resultados serão depois publicados no blogue. O passatempo é válido até dia 30 de Julho!

   Só aceitamos uma participação por pessoa e, por questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

   As respostas poderão ser encontradas site da editora. Boa sorte e boas leituras!

Novidades Editorial Presença

Vencedores do Passatempo "White Jazz – Noites Brancas"

   Mais uma vez, ultrapassámos largamente as duas centenas de participações, mesmo quando o livro a prémio é de um autor tão carismático como James Ellroy! Tínhamos apenas um exemplar para oferecer e eis o nome de quem o vai receber:

     Susana Ricardo - Vialonga

   Muitos parabéns! Esperamos que este livro seja uma companhia tão turbulenta quanto a sinopse promete! Para todos os que participaram e que continuam a participar sem ainda terem visto os seus esforços recompensados, continuem a tentar, algum dia há-de ser! Se não acreditam na sorte, aproveitem os últimos dias dos passatempos da leitura à criação deste mês para mostrar o vosso valor!

   Boa sorte para todos e boas leituras!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Novidades Contraponto

Convite "Salazar, o Ditador Encoberto"

Vencedores do Passatempo "Confia em Mim"

   Jeff Abbott parece ter já conquistado os nossos leitores! Tendo contado com 298 participações, este passatempo só peca pelo facto de, como sempre, não termos forma de vos premiar a todos! No entanto, dois de vocês receberão em casa um exemplar deste livro inquietante. E os felizardos são:

     Rodrigo Bernardo - Queluz
     Elisa Carvalho - Estarreja

   Muitos parabéns! Aguardamos por cá a vossa opinião, para matar a curiosidade de quem não foi tão sortudo! 
   Aos restantes, o nosso sincero agradecimento. Esperamos que continuem a participar nos vários passatempos que temos organizado e que um dia a sorte vos leve um livrinho à porta!

   Boa sorte e boas leituras!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novidades Booksmile

Novidade Difel

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Passatempo "Os Olhos Amarelos dos Crocodilos"

   Ainda a tempo de ir de férias convosco, apresentamo-vos um novo passatempo! Um dos futuros grandes sucessos da Esfera dos Livros: "Os Olhos Amarelos dos Crocodilos", com 3 exemplares para oferecer!

  O livro será sorteado entre os leitores que respondam correctamente a todas as questões abaixo colocadas e os resultados serão depois publicados no blogue. O passatempo é válido até dia 27 de Julho!

   Só aceitamos uma participação por pessoa e, por questões relacionadas com o envio do prémio, só aceitamos participações de residentes em Portugal.

   As respostas poderão ser encontradas no site da editora. Boa sorte e boas leituras!


Joanne Harris em Portugal – 15 a 19 de Setembro

Joanne Harris em Lisboa para apresentar o novo romance O Rapaz de Olhos Azuis

Novidade Papiro Editora

Porto Editora - Dicionários - Parceria com Benfica, Porto e Sporting

A Porto Editora acaba de publicar dicionários de Português e de Inglês em parceria com o Benfica, o Porto e o Sporting. Com estas obras, que contemplam as novas regras do Acordo Ortográfico, exprimir-se correctamente em português e em inglês será uma prova de amor à camisola.