sábado, 21 de abril de 2012

Submundo

Título: Submundo
Autor: Robert Finn
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
Quando se é ladrão, é difícil conhecer a rapariga certa. E, quando isso acontece, há sempre alguma coisa a atrapalhar. Como ficar-se preso no Metro, apanhado no meio de um tiroteio, ser perseguido pela polícia e ficar só com um assassino com poderes sobrenaturais para nos proteger. E se se conseguir sobreviver a tudo isso, ainda é preciso convencê-la a dar o seu número de telefone.
Submundo é um policial curto, terno e tenso que se desenrola ao ritmo de um comboio de alta velocidade.

Opinião:
"Submundo" é um livro curto, quase um conto, mas que funciona perfeitamente como introdução ao autor e à sua obra, já que é a prequela de "O Perito".
Mesmo com um reduzido número de páginas, é fácil apercebermo-nos de como o autor consegue criar tensão e intensidade num reduzido espaço físico (o sempre atarefado e obscuro mundo do metropolitano) e num também reduzido espaço de tempo. Não precisou, para isso, de criar muitas personagens. Bastou-lhe fazer nascer um casal improvável: um ladrão "inocente", se conseguirem conceber a imagem, e uma donzela apanhada no meio de um tiroteio. Acrescenta-lhe um verdadeiro vilão e um criminoso moderno, mais dado a falcatruas do que a violência.
Há, assim, material para uma peça de teatro, que decorreria em actos breves, intensos e os espectadores agarrados às cadeiras.

Gostei desta breve introdução, mas fiquei a precisar de mais. Espero que em breve se siga a opinião de "O Perito".

Sem comentários:

Enviar um comentário